quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Futuro Universitáio - Moda
Hoje de manhã, estava bem de boa na aula e lembrei que hoje era Quinta, e toda quinta tem Futuro Universitário. A pergunta que veio azucrinar minha cabeça foi: sobre o que falar? Ao inves de pensar comigo mesmo , falei alto e a Lorena - mais conhecida como Menina do Bombom - falou para fazer de Moda.
Então tá né, vamos falar de moda. Tá certo que eu poderia chamar o Rigon ou o Itão (é assim mesmo nao ta errado) para falar sobre isso, mas é meu dever escrever e divulgar essa coluna então vamos lá.
A Carreira em Moda
O Bacharel em Moda ( profissional da carreira de Moda ) trabalha criando acessórios, roupas e também prestando consultoria especializada para eventos, lojas e pessoas ( personal stylist ).O profissional de moda pode trabalhar desenhando todo tipo de vestuário: blusas, cintos, calçados, sapatos e até mesmo jóias, desenvolvendo coleções completas.
Além da criação de artigos e coleções, o profissional de moda também pode atuar na área comercial promovendo e vendendo seus artigos através de uma marca exclusiva ou então vendendo suas peças e criações para lojas e marcas maiores.
Como empresário, o profissional de moda pode trabalhar gerenciando a produção de fábricas de roupas escolhendo e comprando tecidos, matérias primas e também definindo estratégias de marketing dependendo do público alvo que a empresa trabalha ( consumidor comum, consumidor de luxo, etc… ).
O bacharel em moda pode ainda trabalhar como consultor especializado, prestando acessoria para a montagem de lojas de roupas ou então definindo a disposição das peças em vitrines.
Habilitação:
Bacharel em Moda
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 1947,00
O Curso de Moda
O curso de moda é focado em conteúdos relacionados a ciências humanas e processo criativo tais como desenho artístico, história da arte, estilismo e criação, no entanto, por se tratar de uma área ampla e que permite muitos tipos diferentes de atuação, você pode encontrar vários tipos diferentes de cursos de moda.De um modo geral há 3 tipos de grades de matérias que você pode encontrar:
- Curso de Moda focado em Arte / Estilismo: O foco do curso será arte, desenho e a criação de coleções de roupas, ideal para quem tem perfil sensível e criativo. O aluno também irá estudar muita teoria sobre a história da arte. É o curso de moda padrão, forma estilistas.
- Curso de Moda focado em Gestão: O foco do curso será a gestão de negócios, gestão de pessoas e de marketing, ideal para quem gosta de moda e tem um espírito de liderança e independência. É o curso de moda para quem quer abrir uma empresa, boutique ou confecção.
- Cursos de Moda Direcionados: Há também cursos de moda bem específicos para quem sabe exatamente onde quer trabalhar, como por exemplo curso de moda para o carnaval, onde o aluno vai estudar a aprender técnicas para desenhar alegorias ou então o curso de moda e fotografia.
Durante o curso de moda o aluno terá de fazer muitos trabalhos práticos, em algumas faculdades inclusive, no trabalho de conclusão do curso terá de fazer uma coleção de roupas completa.
Grade Básica do Curso de Moda
- Fotografia
- Desenho Artístico
- História da Arte
- Estilismo
- Marketing básico
- Antropologia
- Técnicas de Ourivesaria ( produção de jóias )
- Psicologia básica
- Técnicas práticas de corte e costura
- Desfile e Modelismo
A Evolução do Mercado de Moda no Brasil
A indústria de moda no Brasil está sempre buscando novos talentos, atualmente há vagas para todo tipo de profissional.Eventos tais como a São Paulo Fashion Week ( SPFW ) lançada em 1996 e a Fashion Rio lançada em 1998 colocaram de uma vez por todas o Brasil no calendário mundial da moda.
A crescente profissionalização do setor que começou nos anos 90 com o lançamento das semanas de moda Brasileiras, prosseguiu durante a década de 2000 e hoje em dia os estilistas e modelos Brasileiros fazem sucesso em todo o mundo.
Tecnologia, investimentos, técnica, qualidade artística a moda Brasileira deu um verdadeiro salto de qualidade nos últimos 15 anos.
Para se ter uma idéia deste crescimento podemos usar o exemplo da própria São Paulo Fashion Week: em sua primeira edição em 1996 o evento recebeu investimentos de 600 mil Reais, na edição deste ano foram mais de 5 milhões de Reais !! ( crescimento de mais de 800% ).
O número de empresas que participaram da São Paulo Fashion Week também aumentou de 21 na edição inicial para 46 na edição de 2010, o público também aumentou na mesma proporção, em 1996, 30.000 pessoas visitaram o evento, nas edições recentes o público passou de 100.000 pessoas.
Hoje em dia as semanas de moda Brasileiras estão entre as mais importantes do mundo ao lado de eventos tais como a semana de moda de Nova York, de Paris, Londres e até mesmo a de Milão, que atualmente é a principal.
Especializações da Carreira em Moda
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de moda:- Personal Stylist: O profissional de moda personal stylist trabalha ajudando clientes específicos ( artistas, cantores, atores, modelos, etc… ) cuidando da imagem e do estilo pessoal do cliente. O personal stylist cria e combina roupas de acordo com a personalidade e tipo físico do artista garantindo que ele sempre esteja na moda.
- Consultor de Moda para Lojas: O profissional de moda que trabalha como consultor de lojas presta consultoria para boutiques decidindo quais roupas e quais coleções comprar para vender, tudo de acordo com o tipo da loja e o tipo de público.
- Estilista: O estilista, considerado por alguns o principal profissional de moda, trabalha criando e desenhando novas coleções de roupas, lançando sempre novas tendências para a Primavera, Verão, Outono e Inverno.
- Fotografo de Moda: O fotografo de moda é o profissional de fotografia especilizado em produzir fotos de modelos masculinos e femininos. Ele pode trabalhar produzindo ensaios para revistas de moda, catálogos, anúncios de publicidade e até mesmo revistas masculinas.
- Produtor de Desfiles: O produtor de desfiles atua como o grande gerente e responsável pela organização dos desfiles de moda cuidando de detalhes tais como organização do espaço, transporte de equipamentos e modelos e também a contratação dos outros profissionais tais como os fotógrafos.
- Escritor de Moda: O escritor de moda atua acompanhando as tendências mundiais de moda e escrevendo matérias para revistas ou então blogs.
Carreira em Moda: Aspectos Favoráveis
Além dos trabalhos tradicionais como estilista, a demanda por consultores de moda está crescendo bastante devido a expansão e sofisitacação do mercado Brasileiro.Artistas, políticos e personalidades estão também procurando muito por personal stylists, hoje em dia é praticamente obrigatório que cada artista tenha o seu.
A cidade de São Paulo, o grande polo da moda Brasileiro, atualmente é o local com maior número de vagas para profissionais de moda graduados.
Carreira em Moda: Aspectos Desfavoráveis
O grande aspecto desfavorável da carreira de moda é o mesmo aspecto que persegue todas as carreiras artísticas: não há sucesso e fama suficientes para todos os profissionais, somente alguns vão passar a ser reconhecidos e ganhar rios de dinheiro.Outro aspecto desfavorável é a grande competição na carreira de estilista, o profissional tem que ter muito estilo, criatividade, personalidade e trabalhar duro para garantir o seu lugar ao sol.
Alguma Sugestão para a próxima Quinta?
Abraços,
Gabriel (Doce)
Comentários podem ser feitos no fim da página.










1 comentários:
aah adorei o post ;D
23 de setembro de 2010 às 18:19menina do bombom? que
Postar um comentário
Leiam:
Ao comentar abaixo, você , usuario do 2º C deve respeitar as seguintes regras:
* Comentar assunto relacionado ao post;
* Identificar-se;
* Respeitar a opinião de outros comentários.
Um comentário inadequado as regras acima, será deletado.